Um dos aspectos mais importantes na busca pela saúde é o combate ao estresse, muitos falam da importância, mas poucos dão soluções que de fato promovem melhoras na saúde.
Neste texto vou tratar de duas práticas efetivas e duradouras, que podem te ajudar a controlar o estresse no dia a dia e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.
O que é meditação?
A meditação é uma prática que promove relaxamento através de técnicas de respiração, foco e atenção. O ponto central é se desligar do mundo exterior e harmonizar a mente, atingindo um estado de calma e autoconsciência.
Essa prática promove a saúde mental e física, favorecendo a integração do ritmo biológico com as funções corporais.
Quais são os benefícios da meditação?
Durante a meditação ocorrem reduções no consumo de oxigênio, na frequência cardíaca e na pressão arterial. A prática diária gera mudanças duradouras que atuam na plasticidade neural. Estudos mostram melhoras significativas na qualidade do sono e em sintomas de depressão e ansiedade.
Em linhas gerais, ocorrem reduções importantes do estresse, favorecendo a saúde e o bem-estar. No Brasil, desde 2006 a meditação faz parte da política nacional de práticas interativas e complementares do SUS, onde é descrita como capaz de promover alterações favoráveis no humor e na performance cognitiva.
Como praticar meditação?
Cada um tem a sua forma de praticar meditação, basta reservar um tempinho para se desconectar e tentar não pensar em nada. Geralmente, a meditação envolve técnicas de respiração e foco, mas o segredo é a prática, com o tempo você irá aprender o que funciona melhor pra você!
O que é gratidão?
Gratidão é a prática de focar nos aspectos positivos da vida, não é agradecer a ajuda dos outros, na verdade, é uma orientação de vida no sentido de apreciar o positivismo.
Definimos gratidão através de caraterísticas individuais, como otimismo, esperança e confiança. Pessoas gratas, geralmente são mais extrovertidas, agradáveis, abertas, conscientes e menos neuróticas.
Gratidão, também pode ser entendida como o oposto de depressão, que é uma orientação de vida focado no negativismo. Indivíduos com baixa auto estima, geralmente focam em fatores fora do seu controle e nas ações de outras pessoas.
Quais são os benéficos de praticar gratidão?
Evidências científicas apresentam uma forte associação entre a gratidão e qualidade de vida. Ela é correlacionada com autenticidade e bons relacionamentos sociais, promovendo a concepção de propósito na vida e de auto aceitação.
É uma excelente prática no combate ao estresse, promovendo melhoras na qualidade do sono e no bem-estar.
Como praticar gratidão?
Praticar gratidão é muito simples, basta reservar 5 minutos do seu dia para pensar nas coisas que você é grato, podem ser conquistas no trabalho e na vida social, ou mesmo coisas simples, como estar vivo hoje, ter novas oportunidades na vida, etc.
Conclusões e dicas
Neste texto, espero ter trago informações novas e soluções efetivas no combate ao estresse. A meditação e a gratidão são técnicas simples, mas poderosas, que são capazes de mudar vidas, e o melhor de tudo, são de graça!
Dicas
Reserve, pelo menos, 5 a 10 minutos do seu dia para praticar meditação;
Deixe também um tempinho livre para praticar gratidão;
Use dessas técnicas, especialmente em momentos de estresse;
Use da gratidão em momentos de insônia, tendemos a dormir melhor quando pensamos em coisas positivas;
Foque em ser uma pessoa calma e positiva, lembre-se, a sua saúde está em jogo!
Conteúdo por: Cláudio Bender | Nutricionista | CRN: 17268
Referências:
Sampaio, C. V. S., Lima, M. G., & Ladeia, A. M. (2017). Meditation, health and scientific investigations: review of the literature. Journal of religion and health, 56(2), 411-427.
Wood, A. M., Froh, J. J., & Geraghty, A. W. (2010). Gratitude and well-being: A review and theoretical integration. Clinical psychology review, 30(7), 890-905.
Comments