top of page
Foto do escritorCláudio Bender

Benefícios à saúde de dietas vegetarianas

Atualizado: 10 de ago. de 2021


Não há dúvida que uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes e grão integrais é mais saudável. De fato vegetarianos consumem mais desses alimentos que são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Por outro lado, alimentos de origem animal são ricos em colesterol, gorduras saturadas, toxinas, contaminantes químicos e até mesmo hormônios e antibióticos. A produção em massa leva a um produto pouco nutritivo e muitas vezes nocivo à saúde. Clique aqui para saber porque você deveria parar de comer carne hoje!

Nesse texto irei apresentar os benefícios a saúde em adotar dietas vegetarianas, trazendo fatos científicos que provam como o vegetarianismo é mais saudável.



Quais os impactos à saúde em adotar uma dieta vegetariana?

O vegetarianismo vem sendo estudado há décadas, temos hoje evidencias consistentes demonstrando os benefícios a saúde desse tipo de dieta.

Em 2016 um estudo publicado pela "Food Science and Nutrition" revisou 108 publicações, representando uma população de 145 mil indivíduos. Foi identificado uma incidência 25% menor de doenças cardiovasculares e 8% menor de câncer em indivíduos vegetarianos. Em veganos a incidência de câncer foi ainda menor (-15%).


Outro estudo publicado pela "Academy of Nutrition and Dietetics” destacou alguns dados importantes, entre eles:

  • Menor prevalência de obesidade em vegetarianos;

  • Redução do colesterol e triglicerídeos e menor risco de doenças cardiovasculares;

  • Menor pressão arterial e reduzido risco de hipertensão arterial sistêmica;

  • Melhor controle glicêmico e menor risco de diabetes;

  • Menor risco de câncer.



Dietas vegetarianas são mais saudáveis?


Baseando-se em informações cientificas de alta qualidade, fica evidente que dietas vegetarianas são de fato mais saudáveis quando comparadas com dietas regulares. Temos benefícios, em especial, na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares, além de redução do risco de todas as doenças crônicas existentes.


Em geral, esses fatos são explicado pela:

  • Redução do consumo de colesterol e gorduras saturadas;

  • Menor exposição a toxinas, hormônios e antibióticos;

  • Maior consumo de frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, sementes e oleaginosas;

  • Maior consumo de fibras;

  • Maior consumo de fitoquímicos.

Vale destacar que vegetarianos tendem a ter uma atenção maior com a dieta e têm um estilo de vida mais saudável, o que pode afetar os resultados de alguns estudos.

Apesar de evidências promissoras, não se deixe enganar pela ideia que uma dieta é mais saudável simplesmente por ser baseada em alimentos de origem vegetal. Existem diversos exemplos de alimentos que, apesar de serem vegetarianos ainda são ricos em gorduras trans, sódio e/ou açúcar. Essas não são, de forma alguma, opções saudáveis.

Por fim, lembro que existem riscos nutricionais em adotar dietas vegetarianas, especialmente quanto a oferta de vitamina B12, vitamina D e ômega 3. Leia meu artigo sobre como ter uma dieta vegetariana balanceada.


Conclusões


Após essa breve apresentação, podemos concluir que as dietas vegetarianas são mais saudáveis, mas isso não significa que consumir alimentos de origem animal sempre representa riscos, muito menos que vegetarianos são sempre mais saudáveis. São diversos os fatores a se levar em consideração e devemos ter cautela em algumas afirmações.


De qualquer forma, as evidências são consistentes ao ponto de que podermos afirmar: Uma dieta vegetariana, adequada e balanceada, é superior a uma dieta onívora quando o assunto é saúde.


Você é vegetariano ou busca essa transição alimentar? Está preocupado com possíveis deficiências nutricionais? Com anos de experiência e prática sou o profissional perfeito para te auxiliar. Marque sua consulta on-line agora!





Conteúdo por: Cláudio Bender | Nutricionista | CRN: 17268

 

Referências:


Dinu, M., Abbate, R., Gensini, G. F., Casini, A., & Sofi, F. (2017). Vegetarian, vegan diets and multiple health outcomes: a systematic review with meta-analysis of observational studies. Critical reviews in food science and nutrition, 57(17), 3640-3649.

Melina, V., Craig, W., & Levin, S. (2016). Position of the academy of nutrition and dietetics: vegetarian diets. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 116(12), 1970-1980.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


Obrigado pelo envio!

bottom of page