top of page
Foto do escritorCláudio Bender

Os benéficos à saúde do cacau e do chocolate

Atualizado: 25 de jan. de 2023


O chocolate é um dos alimentos mais consumidos no mundo devido ao agradável sabor e aplicabilidade em diversas receitas. É um alimento que faz parte de diversas culturas e está presente na vida de todos nós.


Infelizmente, devido ao alto processamento e a produção em massa, a maior parte dos chocolates são de baixa qualidade, pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar.


Por outro lado, o cacau é um super alimento, rico em flavonoides, ferro, potássio, zinco, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. Produtos derivados do cacau, como o chocolate, podem ser extremamente nutritivos.

Nesse texto, eu irei apresentar as melhores opções para você aproveitar sem culpa e ainda ter ganhos na sua saúde!


O processamento do cacau


A semente do cacau é matéria-prima para diversos produtos, após ser separada da casca, ela passa por processos de limpeza e torrefação, a partir dai temos o nibs de cacau, que é extremamente nutritivo.


O nibs é então moído e refinado para produção do liquor de cacau, que é uma massa pastosa com alto teor de gordura. O liquor é posteriormente prensado, onde se obtém a manteiga de cacau e a torta de cacau. A torta é pulverizada para produzir o cacau em pó.


O chocolate é produzido a partir do refinamento do liquor de cacau e da adição de produtos como leite e açúcar.


São diversos processos que reduzem o valor nutricional, o chocolate amargo preserva em torno de 15% dos flavonoides, já o chocolate ao leite preserva apenas 4%! O teor de vitaminas e minerais também cai drasticamente.


Quais são os melhores formas de consumir cacau?


Pensando em valor nutricional, seque em ordem as melhores opções:


1) Nibs de cacau: por ser pouco processado o nibs é, sem dúvida, a melhor escolha. Com um alto teor de antioxidantes e nutrientes, pode fazer parte de receitas como bolos e cookies e até mesmo ser adicionado ao café.


2) Cacau em pó: pode preservar até 75% do valor nutricional dependendo do processamento, é uma opção de fácil acesso e baixo custo, podendo fazer parte de diversas receitas.

3) Chocolate amargo: devido ao alto processamento há uma perda considerável de nutrientes, mesmo assim, o chocolate amargo tem um valor nutricional razoável e pode fazer parte de uma dieta saudável.


Perceba que todos esses produtos têm um sabor amargo, afinal são os flavonoides presentes no cacau que conferem essa característica, e são eles os principais responsáveis pelos benefícios que vemos nesses alimentos, assim um produto derivado do cacau de alta qualidade sempre será amargo.

Quais são os benefícios do chocolate?


A presença de flavonoides, em especial o resveratrol, confere ao chocolate propriedades anticancerígenas. O cacau é rico em polifenóis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os polifenóis presentes no cacau promovem vasodilatação, reduzindo a pressão arterial e melhorando o fluxo sanguíneo. Além disso, melhoram o perfil lipídico, reduzindo os níveis do colesterol LDL. Estudos observam que o consumo diário de 20g de chocolate amargo reduz o risco de doenças coronárias e infarto.


Os flavonoides regulam a absorção de carboidratos e melhoram a sensibilidade a insulina, auxiliando no emagrecimento e na prevenção do diabetes. Estudos percebem esses benefícios com o consumo regular de cacau em pó e chocolate amargo.

Quanto chocolate é demais?

Vale destacar que o consumo excessivo de chocolate pode trazer diversos transtornos de saúde, podendo causar desconforto gástrico e diarreia.


Além disso, estima-se que 40% das mulheres e 15% dos homens são “chocólatras” (indivíduos que consomem chocolate compulsivamente), comportamento geralmente associado a transtornos psicológicos. Como tudo na alimentação, devemos ter moderação.


Conclusões e dicas


O cacau e o chocolate podem ser excelentes alimentos, desde que tenham uma boa qualidade. Esses produtos de “qualidade” sempre terão um sabor amargo. Priorize bons produtos e tenha cuidado com os excessos.


Dicas:

  • Consuma 20g de chocolate amargo (70% a 90%) todos os dias;

  • Priorize o cacau em pó ao chocolate;

  • Se você está preocupado com os benefícios, considere o cacau nibs por ser o produto menos processado e mais nutritivo;

  • Lembre-se que bons produtos a base de cacau sempre terão um sabor amargo característico;

  • Evite os excessos e aproveite!



Conteúdo por: Cláudio Bender | Nutricionista | CRN: 17268


 

Referências:


Montagna, M. T., Diella, G., Triggiano, F., Caponio, G. R., Giglio, O. D., Caggiano, G., ... & Portincasa, P. (2019). Chocolate,“food of the gods”: History, science, and human health. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(24), 4960.


Vlachojannis, J., Erne, P., Zimmermann, B., & Chrubasik‐Hausmann, S. (2016). The impact of cocoa flavanols on cardiovascular health. Phytotherapy Research, 30(10), 1641-1657.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page