top of page
Foto do escritorCláudio Bender

Porque você deveria se preocupar com os EMFs

Atualizado: 30 de mai. de 2023


Você sabia que o nosso corpo funciona a partir de estímulos elétricos? É estranho quando nos deparamos com essa informação pela primeira vez, mas é verdade, temos inervações neurais que transmitem sinais elétricos em praticamente todos os nossos tecidos, órgão e músculos.


É a partir de pulsos elétricos que nossas células se comunicam com o sistema nervoso central, dessa forma regulamos muitas funções biológicas. Então, faz sentido que alguns sinais elétricos possam afetar o nosso metabolismo, não é mesmo?


Agora, considere as tecnologias e os sistemas elétricos aos quais somos expostos todos os dias, já pensou que alguns dispositivos podem afetar a sua saúde?


O são EMFs?

EMFs são micro ondas eletromagnéticas de baixa frequência, emitidas especialmente por dispositivos que transmitem dados como telefones celulares, computadores e aparelhos wi-fi.


Quais são os riscos de se expor aos EMFs?


A exposição aos EMFs afeta transmissões neurais, causando aumento do estresse oxidativo em células saudáveis. O sistema nervoso central é especialmente sensível a essas frequências, existe uma forte correlação entre a exposição aos EMFs e efeitos neuropsiquiátricos.


Evidências científicas


Nas décadas de 70 e 80, relatórios oficiais do governo dos Estados Unidos proveram evidências consistentes dos efeitos neuropsiquiátricos da exposição ocupacional aos EMFs, indivíduos que trabalhavam com torres de celulares apresentavam distúrbios como perda de memória, irritabilidade e depressão.


Na década de 90, estudos em animais confirmaram os impactos no sistema nervoso central a partir dos EMFs.


Atualmente, um grande número de estudos em humanos comprovam que exposição aos EMFs causa alterações e danos neurais. Os sintomas mais comuns são fadiga, dores de cabeça, insônia, irritabilidade e falta de concentração.

Como se proteger dos EMFs?


A forma mais direta de se proteger é reduzir a exposição, evitando o uso excessivo de aparelhos celulares e computadores. Ações simples, como desligar a wi-fi durante a noite e colocar o celular em modo avião, podem fazer uma grande diferença.


Aqueles que dependem das tecnologias para o trabalho podem se beneficiar de dispositivos que reduzem a emissão, alguns bloqueiam EMFs, outros os alteram para frequências menos nocivas.



Considerações quanto ao sono


Sabemos que o sono é essencial para a saúde e para obter os melhores resultados seja no ganho de massa muscular ou no emagrecimento.


EMFs influenciam negativamente a qualidade de sono por afetarem o sistema nervoso central. É quase impossível não se expor durante o dia, mas conseguimos reduzir consideravelmente a exposição a noite.


Conclusões e dicas


Distúrbios cognitivos, problemas de sono, irritabilidade e depressão são condições comuns e não há dúvida que há uma correlação com a exposição excessiva aos EMFs.

No passado, não suspeitávamos que ondas de baixa frequência poderiam afetar a nossa saúde, assim, assumimos que a tecnologia era segura. Hoje, praticamente toda a população está exposta e não sabemos as consequências a longo prazo!


Dicas:


  • Evite o uso excessivo de aparelhos celulares e computadores;

  • Para ligações, prefira usar o celular em modo “speaker”, mantendo o aparelho distante de você;

  • Quando não estiver usando, deixe o celular em modo avião;

  • Evite ficar muito tempo próximo de roteadores wi-fi;

  • Se possível, desligue o seu roteador wi-fi durante a noite;

  • Considere as tecnologias que reduzem a emissão de EMFs.


 

Conteúdo por: Cláudio Bender | Nutricionista | CRN: 1726


Referências:

Pall, M. L. (2016). Microwave frequency electromagnetic fields (EMFs) produce widespread neuropsychiatric effects including depression. Journal of Chemical Neuroanatomy, 75, 43-51.

Phillips, Jerry L., Narendra Pal Singh, and H. Lai. "Electromagnetic fields and DNA damage." Pathophysiology 16, no. 2-3 (2009): 79-88.

Repacholi, Michael H., Antony Basten, Val Gebski, Denise Noonan, John Finnie, and Alan W. Harris. "Lymphomas in Eμ-Pim1 transgenic mice exposed to pulsed 900 MHz electromagnetic fields." Radiation research 147, no. 5 (1997): 631-640.


Serov, I. N., & Sysoyev, N. “Evaluation of the effectiveness of using aires shield electronic anomaly neutralizes to reduce the negative influence of a cellular phone’s electromagnetic field.



70 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page