Existem muitas razões para adotar uma alimentação vegana, entre elas, os impactos ambientais.
Isso mesmo, os produtos de origem animal demandam uma quantidade bem expressiva de recursos naturais para serem produzidos, e sim, isso representa um impacto ambiental bem considerável!
Nesse texto, vamos discutir os principais problemas ambientais dos produtos de origem animal, revisando alguns dos melhores estudos nessa temática.
Como a produção animal pode impactar o meio ambiente?
A produção animal impacta o meio ambiente de diversas formas, especialmente pela enorme emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, como CO₂ e metano.
Boa parte do desmatamento de florestas nativas é causado pela pecuária, além disso, os dejetos de animais poluem o solo, nascentes e rios.
Como a pecuária contribui para o efeito estufa?
Os gases mais relevantes para o efeito estufa são o dióxido de carbono (CO₂), metano e óxido nítrico (N₂O). A produção de carne resulta em emissões de todos esses 3 gases, sendo, de longe, a atividade que mais contribui para a emissão de metano.
E os produtos de origem vegetal, não geram emissões?
Existem várias formas de quantificar as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, mas muitos estudos são falhos por não consideram toda a cadeia de produção.
Uma das melhores pesquisas nessa temática foi publicada em 2021 (1). Nesse estudo, os autores determinaram as emissões considerando o impacto absoluto dos alimentos de origem animal e vegetal produzidos em todo o mundo. Foram incluídos 171 diferentes tipos de plantações e 16 produtos de origem animal, agregando resultados em mais de 200 países!
57% de todas as emissões foram causadas pela produção de alimentos de origem animal, enquanto os alimentos de origem vegetal representaram apenas 29%! Ou seja, os produtos de origem animal representam quase o dobro das emissões de carbono!
Nesses estudo, a carne vermelha e o leite foram os principais responsáveis, representando 35% de todas as emissões (25% e 10%, respetivamente).
Comparando os impactos ambientais de diferentes dietas…
Um estudo conduzido na Inglaterra (2), recrutou mais de 65 mil participantes, e comparou a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa em diferentes dietas (2). Eles observaram que dietas tradicionais geram uma emissão 2.5x maior que uma dieta vegana (5.930kg de CO₂/ano, 2.940kg de CO₂/ano, respectivamente).
Os autores ainda citam:
"Um indivíduo que transita de uma rica em carne, para uma dieta vegana, deixa de emitir cerca de 1.560kg de CO₂ ao ano (quantidade suficiente para um carro pequeno rodar 6000 km)."
O que o consumo de carne tem a ver com o desmatamento?
A forma mais substancial na qual a carne afeta o meio ambiente é através da conversão de florestas nativas em terras destinadas para pecuária e agricultura.
Um estudo recente (3), observou que 71% do desmatamento da floresta amazônica é resultado da criação de animais, outros 14% são consequência da agricultura, incluindo a extensiva produção de soja destinada para produção de ração animal. Ou seja, 85% do desmatamento é causado pela produção de carne!
Quantos litros de água são necessários para produzir 1kg de carne?
A agricultura usa mais água que qualquer outra atividade humana, sendo 1/3 destinada somente para a pecuária (3). Estima-se que são necessários cerca de 15 mil litros de água para produzir apenas 1kg de carne (4).
A pecuária também polui o meio ambiente!
A criação de animas contamina a água e o solo, com excesso de nutrientes, toxinas e patógenos. A produção de carne contamina o solo com excessos de nitrogênio, fósforo e outros poluentes que afetam negativamente a biodiversidade (3).
Isso é bem preocupante, ainda mais se considerarmos que, só no Brasil, temos cerca de 224 milhões de cabeças de gado (5).
Conclusões
Revisando os principais estudos nessa temática, fica bem claro que os produtos de origem animal, especialmente a carne, têm um impacto ambiental bem relevante! Não há nenhuma dúvida que o consumo excessivo desses alimentos contribui para muitos dos problemas ambientais que vivemos hoje, então, se você está preocupado com o futuro do nosso planeta, considere o veganismo!
Conteúdo por: Cláudio Bender | Nutricionista | CRN: 17268
Referências:
1.Xu, X., Sharma, P., Shu, S., Lin, T. S., Ciais, P., Tubiello, F. N., ... & Jain, A. K. (2021). Global greenhouse gas emissions from animal-based foods are twice those of plant-based foods. Nature Food, 2(9), 724-732.
2.Scarborough, P., Appleby, P. N., Mizdrak, A., Briggs, A. D., Travis, R. C., Bradbury, K. E., & Key, T. J. (2014). Dietary greenhouse gas emissions of meat-eaters, fish-eaters, vegetarians and vegans in the UK. Climatic change, 125(2), 179-192.
3.Godfray, H. C. J., Aveyard, P., Garnett, T., Hall, J. W., Key, T. J., Lorimer, J., ... & Jebb, S. A. (2018). Meat consumption, health, and the environment. Science, 361(6399), eaam5324.
4.Souza, L. B. Leonardo. Você sabe quanta água é necessária para produzir 1 Kg de carne?. Autossustentável. Disponível em: https://autossustentavel.com/2020/03/pegada-hidrica-voce-sabe-quanta-agua-produzir-kg-carne.html.
5.Rebanho bovino bate recorde em 2021 e chega a 224,6 milhões de cabeças. Serviços de informações do Brasil. Disponível em: https://www.gov.br.
Comments